Corpo docente

Dacia Viejo Rose

Dacia Viejo Rose é professora associada em Heritage and the Politics of the Past, no Departamento de Arqueologia da Universidade de Cambridge e directora do Cambridge Heritage Research Centre. Interessa-se em perceber como é que o património, enquanto prática de criação de significados com impacto em questões de justiça social, molda a nossa compreensão do mundo. É autora de Reconstructing Spain: Cultural Heritage and Memory after Civil War (2011).

Lilia Moritz Schwarcz

Lilia Moritz Schwarcz é professora sénior do Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo. É Professora Visitante em Princeton, desde 2009. Publicou livros como Brasil uma biografia (com Heloisa Starling, 2015). Recebeu a Comenda do Mérito Científico dada pelo Presidente em 2010. É membro do American Committee da Humans Rights Watch e colunista do jornal Nexo (desde 2016).

Marie Huber

Marie Huber é investigadora pós-doutoral no Instituto de História da Universidade de Humboldt, Alemanha. A sua pesquisa centra-se na história económica dos países em desenvolvimento e na história das organizações internacionais. Em 2020, publicou Developing Heritage - Developing Countries: Ethiopian Nation-Building and the Origins of UNESCO World Heritage, 1960–1980.

Ariel Sophia Bardi

Ariel Sophia Bardi é escritora, fotógrafa e investigadora independente em estudos pós-coloniais e cultura visual. Doutorou-se em Yale com trabalho sobre a ascensão das lideranças nacionalistas na Índia e em Israel. Os seus ensaios e reportagens são publicados jornais e revistas, como Columbia Journalism Review, LA Review of Books, Al Jazeera, Foreign Policy, Aeon, The Atlantic.

Alice Procter

Alice Procter é historiadora de arte, escritora e educadora de museu. Lidera desde 2017 o Uncomfortable Art Tours, visitas turísticas não-oficiais a coleções nacionais, explorando como grandes instituições se posicionaram face ao contexto do imperialismo. É autora de The Whole Picture: the colonial story of the art in our museums and why we need to talk about it (2020).

Elizabeth Buettner

Elizabeth Buettner é Professora de História Moderna na Universidade de Amesterdão. A sua investigação foca-se na migração pós-colonial, no multiculturalismo e nas memórias do império britânico e de outros países da Europa Ocidental. É autora de Europe after Empire: Decolonization, Society, and Culture (2016). É membro do projecto “European Colonial Heritage Modalities in Entangled Cities”.

Jason Keith Fernandes

Jason Keith Fernandes é investigador no Centro de Estudos de Antropologia Social do ISCTE-IUL. É jurista pela NLSI (Bangalore); mestre em Sociologia do Direito pelo IISD (Oñate-Espanha); e doutorado pelo ISCTE. É autor de ensaios sobre o pós-colonialismo português em Goa e de Citizenship in a Caste Polity: Religion, Language and Belonging in Goa (2020).

Amita Kanekar

Amita Kanekar é romancista, colunista e professora no Colégio de Arquitectura de Goa. Publicou profusamente sobre a arquitectura dos templos hindus também o livro The Portuguese Sea Forts of Goa with Vasai, Chaul and Korlai (2015). Publicou ainda, com bastante sucesso, os romances A Spoke in the Wheel (2005), sobre Buda, e Fear of Lions (2019), sobre uma revolta camponesa na era mogol.

Bárbara Reis

Bárbara Reis é jornalista desde 1989. Está no Público desde a fundação. Cobriu acontecimentos internacionais, foi editora da secção de Cultura, do P2, executiva da direcção e diretora. Num interregno, foi porta-voz de Sérgio Vieira de Mello na missão da ONU em Timor. Agora é redactora principal do jornal e professora no IPPS-ISCTE-UL. Publicou dois livros sobre diplomacia e ética, O Negociador: Revelações Diplomáticas sobre Timor-Leste, 1997-1999 (2019) e Um Dia Normal na Era Digital: Ética, Valores e Política (2020).

Luís Raposo

Luís Raposo é arqueólogo, especialista em Pré-História Antiga (Paleolítico). Está no Museu Nacional de Arqueologia desde 1980, tendo sido seu director. Foi professor convidado na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tem um vasto elenco de publicações em Arqueologia e Museologia, e teve vários cargos em associações profissionais, sendo actualmente presidente do ICOM Europa.

Paulo Peixoto

Paulo Peixoto é professor associado, com agregação, de Sociologia na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, na qual é Provedor do Estudante. É investigador no Centro de Estudos Sociais (UC). Os seus interesses de investigação centram-se nos domínios das cidades e culturas urbanas, no património e no turismo, entre outros. É autor de vários livros, capítulos de livros e artigos.

Miguel Bandeira Jerónimo

Miguel Bandeira Jerónimo é Professor Associado em História na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É co-coordenador científico do programa de doutoramento em Patrimónios de Influência Portuguesa (UC) e investigador do Centro de Estudos Sociais (UC). Os seus interesses de pesquisa centram-se na História do imperialismo e do colonialismo modernos. Em 2020, publicou, em co-autoria, História(s) do Presente (Tinta-da-China/Público).

Walter Rossa

Walter Rossa, arquitecto, é, na Universidade de Coimbra, Professor Catedrático do Departamento de Arquitectura, investigador do Centro de Estudos Sociais, titular da Cátedra UNESCO em Diálogo Intercultural em Patrimónios de Influência Portuguesa e co-coordenador do doutoramento homónimo. Investiga e desenvolve acções de cooperação com foco nas relações entre património e paisagem.

Garanta o seu lugar

Consiga uma das vagas limitadas no curso "Patrimónios Contestados" e receba gratuitamente um exemplar do livro homónimo.