Fotogaleria

Vestida de negro, paróquia de Lavra protesta por santos na Festa da Praia

População de Angeiras pede a substituição do padre de Lavra, depois de ter recusado a saída das imagens dos santos da igreja e cancelado as festas de Agosto.

Padre alegou que as imagens dos santos podem ser danificadas na procissão para rejeitar saída dos andores. Paulo Pimenta
Fotogaleria
Padre alegou que as imagens dos santos podem ser danificadas na procissão para rejeitar saída dos andores. Paulo Pimenta

Na noite desta sexta-feira, a população de Angeiras, Matosinhos, concentrou-se, em silêncio e de luto, em frente à igreja de Lavra. Manifestam-se contra a decisão do padre de não permitir a saída da imagem de Nossa Senhora de Fátima da igreja, tendo já sido cancelada a festa bienal em honra da santa, que em Agosto vai em procissão até à praia para benzer os barcos dos pescadores. 

“Esta é uma tradição com 82 anos. Começou depois de uma aflição no mar de pescadores de Angeiras. É muito sentida na localidade”, diz uma das organizadoras do grupo de protesto, Mónica Oliveira, à Lusa, antes de lamentar o anúncio do padre “no último domingo, de que não haveria festa”. Para Mónica, a justificação dada de que as imagens se podem danificar na procissão "não é aceitável". 

Estão a circular dois abaixo-assinados que a população quer entregar na próxima semana ao bispo do Porto, o primeiro a apelar à substituição do padre António Augusto e o segundo a pedir a Manuel Linda autorização para a realização da Festa da Praia, que decorre a cada dois anos entre o primeiro e o segundo fim-de-semana de Agosto. 

“Sou filha, mulher, nora, cunhada e irmã de pescadores, e é uma tristeza muito grande ver que a nossa imagem não vai até à praia. Desde que me conheço que a vejo ir: quando a sirene toca e a Senhora pisa na areia, choro até que ela sai da praia”, conta ao Jornal de Notícias Manuela Pereira, que acredita que “o padre está a discriminar os pescadores”, a quem a imagem foi oferecida. 

Paroquianos vão pedir ao bispo do Porto a substituição do padre.
Paroquianos vão pedir ao bispo do Porto a substituição do padre. Paulo Pimenta
Procissão em causa decorre a cada dois anos entre a igreja de Lavra e a praia de Angeiras.
Procissão em causa decorre a cada dois anos entre a igreja de Lavra e a praia de Angeiras. Paulo Pimenta
Há décadas que a imagem de Nossa Senhora de Fátima é levada para dar a bênção aos barcos dos pescadores.
Há décadas que a imagem de Nossa Senhora de Fátima é levada para dar a bênção aos barcos dos pescadores. Paulo Pimenta
População vestiu-se de negro na noite desta sexta-feira.
População vestiu-se de negro na noite desta sexta-feira. Paulo Pimenta
Organizadores estimam que protesto tenha reunido algumas centenas de pessoas.
Organizadores estimam que protesto tenha reunido algumas centenas de pessoas. Paulo Pimenta
População de Angeiras, em Matosinhos, em protesto pacífico.
População de Angeiras, em Matosinhos, em protesto pacífico. Paulo Pimenta
Angeiras, em Matosinhos, na noite de 24 de Maio.
Angeiras, em Matosinhos, na noite de 24 de Maio. Paulo Pimenta