Nissan Qashqai reinventa-se com nova presença e mais tecnologia

Em estreia, o ambiente Google, que permite incluir aplicações, da navegação ao streaming de música, e assistente de voz. Mas o que mais se destaca é a sua redesenhada frente, que rasga com o passado.

Nissan Qashqai 2024
Fotogaleria
Nissan Qashqai 2024 dr
Nissan Qashqai 2024
Fotogaleria
Nissan Qashqai 2024 dr
Nissan Qashqai 2024
Fotogaleria
Nissan Qashqai 2024 dr
Nissan Qashqai 2024
Fotogaleria
Nissan Qashqai 2024 dr
Nissan Qashqai 2024
Fotogaleria
Nissan Qashqai 2024 dr
Nissan Qashqai 2024
Fotogaleria
Nissan Qashqai 2024 dr
Nissan Qashqai 2024
Fotogaleria
Nissan Qashqai 2024 dr
Ouça este artigo
00:00
04:42

Modelo que inaugurou um subsegmento que se tornou no mais procurado, quase ditando a morte dos monovolumes e a quebra acentuada da procura pelas funcionais carrinhas, o Nissan Qashqai, lançado pela primeira vez em 2007, não desiste de reconquistar aquele que já foi o seu lugar: o primeiro entre os crossovers compactos e uma referência para a classe. Vai daí, três anos depois de se ter apresentado numa nova geração (a terceira), surge com o design profundamente revisto, criando uma nova presença em estrada.

As alterações que mais se destacam foram introduzidas na sua frente: deixa cair a grelha que, apesar das ligeiras mudanças, se manteve com o mesmo estilo ao longo dos últimos 17 anos, com grande ênfase na moldura cromada, e substitui-a por uma frente que, apesar de manter a forma em V, se inspira agora nas armaduras dos samurais, com dezenas de elementos tridimensionais em forma de vírgula, pintados em preto brilhante e dispostos em escamas.

A grelha estica-se ainda para os cantos do carro, compondo uma parelha visual com a iluminação, da qual se destacam as luzes diurnas, assentes em cinco pequenas lentes com a mesma forma em vírgula da grelha principal, ou as ópticas esguias, que reforçam a largura do automóvel. Na traseira, a forma das luzes mantém-se inalterada, mas a composição dentro da unidade foi redesenhada e as lentes são agora transparentes.

Outras alterações no visual encontram-se no pára-choques, em preto brilhante nas versões superiores ou na cor da carroçaria na nova categoria N-Design. De referir que há novas jantes de liga leve de 18" com corte diamantado, introduzidas na gama média, e um novo desenho de jantes de liga leve de 19" ou de 20" com corte diamantado nas versões mais equipadas, nomeadamente na recém-criada N-Design, em que, tal como na versão N-Connecta, passa a dispor de iluminação ambiente, personalizável.

Google integrado

O Qashqai passa a integrar o ambiente Google, o que significa que, além de chegar equipado de série com o Google Maps, passa a aceitar a personalização: ao iniciar sessão, o condutor acede à sua conta pessoal, com informação dos seus locais e pontos de interesse favoritos, por exemplo. Além disso, passa a dispor do Assistente Google, capaz de fornecer uma série de ajudas: ao “Hey, Google, tenho calor”, o sistema acciona o ar condicionado, por exemplo. E, na Google Play, uma série de aplicações prometem levar para o automóvel as listas de músicas, os podcasts que se seguem ou os audiolivros.

O smartphone passa, assim, a ser um mero acessório no interior do veículo, ainda que assuma a sua relevância ao identificar a localização do carro ou a trancar portas que ficaram esquecidas (a aplicação no telemóvel emite um alerta sempre que se deixa o carro parado destrancado e com janelas abertas por mais de um minuto). Mais útil é o aviso de reboque, sendo que, em suspeita de roubo, é possível imobilizar o veículo da próxima vez que pare: operação reservada aos serviços da Nissan que, em alguns mercados, pode contactar as autoridades de forma a interceptarem automóvel e larápios.

Na tecnologia, também se registam melhorias no Monitor de Visão Global (AVM, na sigla original), tecnologia que remonta a 2007 e que, recorrendo a quatro câmaras, mostra o veículo sempre que se acciona a marcha-atrás. Nesta actualização, o AVM passa a incluir uma função 3D que permite ao condutor ver o automóvel não só de cima, mas também seleccionar um dos oito pontos de vista diferentes da câmara externa para visualizar o automóvel a partir da frente, da retaguarda, dos lados ou dos cantos. Há ainda a "vista invisível do capot", que permite ao condutor ver a posição das rodas dianteiras como se estivesse a olhar para elas a partir de trás.

Nas assistências, também há várias actualizações a registar, mas o que poderá ser mais satisfatório é a forma rápida de aceder às ajudas, ajustando o seu nível de intervenção ou desligando os sistemas.

O que não muda é o conjunto de mecânicas proposto, entre o qual se mantém a aposta no sistema e-Power, com o qual a Nissan se propôs a inverter a lógica dos híbridos: em vez de um pequeno motor eléctrico apoiar o trabalhar de um bloco a gasolina, o carro é movido por um pequeno motor eléctrico que se alimenta da mecânica térmica. Para tal, a Nissan anulou a ligação do bloco movido a combustíveis fósseis às rodas, adoptando uma arquitectura mais próxima da que se encontra nos plug-in, sem transmissão, o que faz com que a resposta ao pisar do acelerador seja extremamente directa e sem o ruído de uma caixa de variação contínua — só que, no lugar da ficha, está o motor a gasolina e o gerador. Mais: a energia, em vez de ser enviada para a bateria, segue directamente para o inversor, sendo a partir daí distribuída entre o motor eléctrico, que transmite energia ao eixo dianteiro, e o carregamento da bateria. No caso dos híbridos de ligar à corrente, a energia ruma da bateria para o motor eléctrico, passando pelo inversor. O resultado faz com que o carro seja sempre movido a energia eléctrica, ainda que esta seja gerada pela queima de combustível, o que torna o sistema, segundo reclama a marca nipónica, mais eficiente em 20%.

Sugerir correcção
Comentar