Vem aí mais um Dia Internacional da Baga e um espumante de Baga dos sete “amigos”

A 4 de Maio os sete produtores de vinho e “amigos” da casta tinta rainha na Bairrada abrem as portas das suas adegas com provas e programação dedicada. Enquanto isso na cave estagia um vinho especial.

Foto
Os sete "amigos" da casta bairradinha Baga, na imagem de divulgação do Dia Internacional da Baga 2024 Direitos Reservados
Ouça este artigo
00:00
03:45

Os sete produtores da Bairrada que integram hoje os Baga Friends — do grupo original, ficaram seis, a quem em 2022 se juntaram os vinhos Vadio — estão a produzir em conjunto um espumante de Baga, que deverá estar pronto pelo Natal de 2029 e que servirá para celebrar uma casta que "deixou de ser mal-amada" para "estar na moda". "Estamos a fazer um espumante de Baga, que está a enobrecer com a idade, e que deverá estar pronto pelo Natal de 2029", revelou esta semana Luís Pato, à margem de uma conversa sobre o próximo Dia Internacional da Baga.

Luís Pato é um dos Baga Friends, espécie de associação de promoção daquela casta tinta, que pelo terceiro ano consecutivo volta a promover e a celebrar o Dia Internacional da Baga. A 4 de Maio, entre as 10h e as 18h, os sete terão as portas das suas adegas abertas, a quem se inscrever na iniciativa (o Dia custa 40 euros por pessoa), entenda-se, e em cada produtor haverá programação especial, que incluirá sempre prova de vinhos. Haverá ainda um jantar no Rei dos Leitões com o grupo todo e com lotação limitada (o Dia e o jantar ficam por 195 euros por pessoa). No site da iniciativa, é possível conferir toda a programação e preços (há outras modalidades, que incluem alojamento, por exemplo).

Em 2011 e 2015, estes produtores já tinham produzido em conjunto um vinho tinto de Baga, que contou com a contribuição de cerca de 250 litros de cada um, em jeito de selo de amizade.

"Agora estamos a evoluir para um outro patamar, com um produto diferente, associado à Região da Bairrada, que é o espumante, mas com a casta Baga. Continuamos focados na casta baga, agora com um espumante rosado, para o qual cada um contribuiu com cerca de 300 litros", explicou, à Lusa, Luís Pato.

Segundo o produtor, este espumante de Baga precisa de tempo para mostrar a sua grandeza, depois de a colheita ter sido feita no ano passado.

"Vai ser engarrafado agora e deveremos ter entre 2.500 e 3.000 garrafas de espumante com baga, que estará pronto daqui a cinco anos. A Baga precisa de tempo para se tornar nobre e fora de comum, top a nível mundial", referiu.

Pato admite a importância que os Baga Friends têm tido na valorização de uma casta que tem despertado o interesse nacional, mas também internacional, "provando que está na moda". "É uma grande casta, que está a ser bem trabalhada, demonstrando que pode ser algo de fantástico", acrescenta.

Também o produtor Dirk Niepoort, da Quinta de Baixo, aponta o interesse internacional pelos vinhos da Bairrada, com casta Baga. "Estamos a recuperar a grandeza desta casta, que é complicada e que era mal-amada. Os vinhos produzidos melhoraram muito, são autênticos e muito procurados para exportação: os estrangeiros provam e dizem que é um vinho diferente e que tem personalidade, alega.

Quem adquirir bilhete para o Dia Internacional da Baga terá a oportunidade de circular livremente pelas adegas, entre as 10h e as 18h, desfrutando de degustações de vinhos, harmonizações com petiscos tradicionais da região e falando com os produtores. Serão apresentados vinhos novos e colheitas novas das marcas mais conhecidas, mas também vinhos mais antigos, alguns esgotados ou já sem distribuição. Uma oportunidade rara.

Neste mesmo dia à noite, os produtores amigos desta casta estarão presentes no tal jantar, em que a comida do Rei dos Leitões será harmonizada com Baga, claro está.

Para além de Luís Pato e da Niepoort, integram os Baga Friends os produtores Filipa Pato, Quinta das Bágeiras, Quinta da Vacariça, Sidónio de Sousa e Vadio.

A casta Baga representa 4% da área plantada em Portugal, sendo a sétima casta tinta mais utilizada na produção de vinho a nível nacional. Nos mais de 8.000 hectares de vinhas de Baga plantadas em todo o país, a Bairrada é a região com maior peso, na ordem dos 3.500 hectares.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários