Depois do Sequeira, Estado deixou sair um Vieira Portuense

Versão reduzida de Lamentação sobre Cristo Morto estará este sábado à venda na Feira de Arte e Antiguidades de Lisboa, no pavilhão de Philippe Mendes, que em 2023 a disputou em leilão com o MNAA.

Foto
Detalhe de Lamentação sobre Cristo Morto, do pintor português Vieira Portuense (1765-1805) dr
Ouça este artigo
00:00
09:21

A pintura portuguesa da primeira metade do século XIX está a tornar-se um foco de tensão recorrente nas relações entre o mercado e as entidades públicas encarregadas da salvaguarda do património. Depois da intensa polémica em torno da autorização de expedição da Descida da Cruz, de Domingos Sequeira (1768-1837), sabe-se agora que o Estado mais uma vez contra o parecer expresso do director do Museu Nacional de Arte Antiga, Joaquim Caetano também deixou sair o que se pensava ser um estudo preparatório, a óleo, que outro importante pintor português da mesma época, Vieira Portuense (1765-1805), realizara para a sua Lamentação sobre Cristo Morto, mas que poderá ser afinal uma versão reduzida feita a partir da obra acabada.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 5 comentários