Em nove anos, mais de 5200 imigrantes pediram ajuda financeira para retornar ao país de origem

Balanço da Organização Internacional para as Migrações mostra que houve um aumento de 265% no número de pedidos nos anos de pandemia. Brasileiros representam 89% do total de retornados.

Foto
Muitos dos mais de 200 mil imigrantes brasileiros saudaram, em Abril de 2022, a vinda de Lula da Silva a Portugal Matilde Fieschi
Ouça este artigo
00:00
05:18

São maioritariamente homens, brasileiros, que, à chegada a Portugal, aterraram numa realidade diferente daquela em que os fizeram acreditar quando decidiram emigrar. “Muitos chegam iludidos por aquilo que encontram em mensagens de WhatsApp e por alguns vídeos na Internet que lhes vendem uma imagem de Portugal como um El Dorado”, ajuda a caracterizar Vasco Malta, chefe da missão em Portugal da Organização Internacional das Migrações (OIM), gestora do programa de Retorno Voluntário e Reintegração, que, em nove anos, ajudou a pagar a viagem a 5289 imigrantes que decidiram regressar aos países de origem.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 6 comentários