Barcelona precisa de uma Tate Modern? Não, mas dava jeito outra Sagrada Família

Com a primeira curadora portuguesa, a Manifesta 15 vai chegar a Barcelona em Setembro. Envolve 11 municípios periféricos e discute o que fazer com a mais monumental ruína da cidade.

Foto
A antiga central termo-eléctrica “Três Chaminés", que será um dos centros da Manifesta, situa-se à beira-mar, em Sant Adrià de Besòs, a dez quilómetros de Barcelona © Manifesta 15 Barcelona Metropolitana / Helena Roig
Ouça este artigo
00:00
09:30

Quem olha para o horizonte de Barcelona identifica, sem dificuldade, o perfil da Sagrada Família, o ex-líbris da cidade desenhado por Antoni Gaudí, mas vai ser preciso esperar por 2026 — quando se prevê que esteja terminada a torre central da catedral — para que o pináculo com 172,5 metros de altura marque definitivamente a paisagem urbana da capital catalã e se torne o seu edifício mais alto. Já a partir de Setembro, vai ter um concorrente à sua altura e ambição de arranha-céus da cidade.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários