Yayoi Kusama encheu Serralves com os pontos coloridos da vida e da morte

Da fragilidade ao universo, passando pela cor das plantas e dos pontos, formou-se o trabalho da artista japonesa Yayoi Kusama, que expõe no museu do Porto a sua maior retrospectiva europeia.

Foto
Yayoi Kusama Jose Fuste RAGA/Gamma-Rapho via Getty Images
Ouça este artigo
00:00
16:31

No Museu de Serralves, são mais de 160 as obras que, entre pinturas, desenhos, esculturas, instalações e material de arquivo, formam Yayoi Kusama 1945 – Hoje da artista japonesa Yayoi Kusama (Japão, 1929). Esta é a maior retrospectiva da artista na Europa e, em simultâneo, a sua primeira mostra individual entre nós. Organizada temática e cronologicamente, a exposição, que abriu ao público no Porto na quarta-feira, inicia-se na galeria superior do museu com trabalhos dos finais dos anos 50 – entre os quais é exemplar Infinity-net 2 (1958), pintura seminal que assinalou a sua entrada no circuito artístico dos EUA – e outros mais recentes, incluindo a instalação The Moment of Regeneration (2004).

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar