Gerês: associação lança 61 caminhadas guiadas até ao final do ano

A primeira caminhada é na sexta, mas haverá mais 60 passeios pelas Terras de Bouro, anuncia a Gerês Viver Turismo. São gratuitos para quem ficar alojado ou for cliente de empresas aderentes.

Foto
Associação Gerês Viver Turismo lança programa com 61 caminhadas guiadas Anna Costa
Ouça este artigo
00:00
01:53

O programa anual de caminhadas guiadas da associação Gerês Viver Turismo foi anunciado esta quarta-feira e passeios não faltam para pôr pés ao caminho e desbravar as paisagens de Terras de Bouro, incluindo o Campo do Gerês, a vila termal ou a submersa aldeia de Vilarinho da Furna.

No total, são 61 caminhadas guiadas, com destaque para cinco trilhos nocturnos (nove datas diferentes), às quais se junta ainda o festival de caminhadas, a 18 e 19 de Maio, e o Trilho das Bruxas, a 2 de Novembro. O primeiro passeio guiado acontece já esta sexta-feira, feriado de Páscoa, e o último está agendado para o dia 28 de Dezembro.

Com diferentes graus de dificuldade, estas caminhadas destinam-se a “todos aqueles que pretendem descobrir e experienciar a montanha em segurança, independentemente da idade”, aponta a organização em comunicado.

O principal objectivo desta iniciativa anual passa por “evidenciar as características ímpares do Gerês para a prática de caminhadas na natureza, com destaque para a rede de trilhos existentes”, além da promoção de “estilos de vida saudáveis” e da divulgação do “património natural e cultural existente em Terras de Bouro”.

A programação é uma iniciativa da associação Gerês Viver Turismo, com o apoio da autarquia local, e cada caminhada será guiada por uma das seis empresas de animação turística associadas, “com guias especializados e conhecedores do território”.

A participação é gratuita (à excepção do festival e do Trilho das Bruxas), mas é necessário ser cliente de um dos 28 estabelecimentos locais aderentes (alojamento e animação turística), através do qual é feita a inscrição na caminhada pretendida.

A Gerês Viver Turismo – Associação de defesa e promoção do Gerês é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 2008 com o objectivo de promover e divulgar o Gerês “enquanto destino de eleição no que respeita ao produto turismo de natureza, incluindo a componente ambiental e termal”, tendo como âmbito territorial o concelho de Terras de Bouro, e estando aberta a sócios “de todos os sectores de actividade”.

Sugerir correcção
Comentar