Ministério Público trava construção da maior central solar da Europa

Licenciamento de projecto em Santiago do Cacém passou por cima de “regimes jurídicos de protecção de recursos naturais”, alega MP. Iberdrola diz que “seguiu rigorosamente todos os processos”.

Foto
O parque fotovoltaico irá fornecer “energia limpa, barata e de produção local suficiente para responder às necessidades anuais de cerca de 430 mil residências", diz Iberdrola Rui Gaudencio/Arquivo
Ouça este artigo
00:00
05:33

O Ministério Público (MP) impugnou em tribunal a licença que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) deu para a construção da maior central solar da Europa no concelho de Santiago do Cacém, no Alentejo. Com uma área de implantação de cerca de mil hectares, o projecto da Iberdrola, em parceria com a Prosolia, implicará o abate de perto de um milhão e 500 mil árvores — sobretudo eucaliptos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 90 comentários