Lembrar para não esquecer

A partir do Princípio da Igualdade da Constituição de 1976, Portugal iniciou grandes mudanças sociais e culturais. Olhando em volta, surge a pergunta: o que significou viver 50 anos em democracia?

Foto
Philippe ACHACHE/Gamma-Rapho via Getty Images
Ouça este artigo
00:00
13:03

Meio século é muito tempo para quem só este ano adquiriu o direito ao voto. Quando se tem 18 anos, aquele “dia inicial inteiro e limpo/ Onde emergimos da noite e do silêncio/ E livres habitamos a substância do tempo” não é mais do que um poema de Sophia, uma abstração, um pouco como as paisagens míticas com as quais crescemos a ver em documentários ou memorizar através dos manuais escolares. Há lugares materiais e imateriais que são isso mesmo: fazem parte do nosso imaginário e comportam grande peso simbólico, ao mesmo tempo que, à força de tão mencionados, acabam por se tornar inexplicavelmente distantes quando comparados com a nossa urgência quotidiana, com o aqui e agora do dia burocrático cunhado por O'Neill.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar