Bernardo Silva valoriza decisão de “separar o grupo” rumo ao Euro 2024

Jogador do Manchester City subscreve plano de preparação traçado por Roberto Martínez. Jota Silva quer deixar marca na selecção.

Foto
Bernardo Silva no treino desta terça-feira, na Cidade do Futebol LUSA/JOSÉ SENA GOULÃO
Ouça este artigo
00:00
02:27

O médio ofensivo Bernardo Silva afirmou nesta terça-feira que Portugal está a fazer tudo para chegar ao Euro2024 nas melhores condições e destacou a importância de o seleccionador Roberto Martínez separar o grupo numa altura decisiva da época nos clubes.

"A decisão de separar o grupo e jogarmos apenas um jogo ajuda porque a época é desgastante e vamos entrar na fase decisiva. Podemos assim ter uns dias para relaxar e ter uns dias sem pensar em futebol. Isso ajuda a podermos chegar ao Europeu nas melhores condições", afirmou.

O jogador do Manchester City falava aos jornalistas em conferência de imprensa, na Cidade do Futebol, em Oeiras, após mais um treino da seleção nacional.

Para os particulares com Suécia e Eslovénia, Martínez chamou um total de 32 jogadores (esse número já ficou entretanto reduzido a 31), mas dividiu o "plantel", com um grupo que apenas irá defrontar os suecos e outro apenas para os eslovenos.

Isto significa que Bernardo Silva irá estar na quinta-feira em Guimarães, mas irá ser dispensado da viagem à Eslovénia.

"Temos uma equipa com jogadores que atuam todos em grandes clubes. Que aparecem aqui com fome de vencer. Temos também uma geração mais nova, com muita energia, e temos todos a ambição de preparar da melhor forma o Europeu para tentar lutar pelo título", disse o esquerdino de 29 anos.

Na mesma conferência de imprensa, o estreante Jota Silva assumiu a ambição de continuar nas escolhas de Roberto Martínez e de somar a sua primeira internacionalização no Estádio D. Afonso Henriques, a "casa" do seu Vitória de Guimarães.

"Estou aqui para aproveitar esta oportunidade, dar o máximo e ajudar Portugal. O objetivo é complicar ao máximo a tarefa do treinador. Sempre tive o objectivo de cá estar. Sei que é difícil entrar no grupo devido à qualidade e talento que tem. Quero desfrutar, mas com ambição. Quero que isto não seja uma passagem, mas sim uma certeza", referiu o avançado de 24 anos.

A selecção nacional recebe na quinta-feira a Suécia, que falhou o apuramento para o Euro2024, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, e a 26 de Março desloca-se a Liubliana para jogar com os eslovenos, que vão estar no Europeu.

Portugal terá ainda outros três encontros de preparação antes da participação no Campeonato da Europa deste ano, todos em solo luso, com Finlândia, no Estádio José Alvalade, Croácia, no Estádio Nacional, e República da Irlanda, em Aveiro, a 4, 8 e 11 de Junho, respectivamente.

Sugerir correcção
Comentar