Um editor do século XVI que fez uma impressão-pirata d’Os Lusíadas

Sabia-se que o pelicano gravado no frontispício da edição de 1572 aparecia voltado para a direita em alguns exemplares. Afinal são falsos e foram impressos após a morte de Camões.

Foto
Uma primeira edição de Os Lusíadas, propriedade da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra ADRIANO MIRANDA
Ouça este artigo
00:00
12:04

No ano em que começam a comemorar-se os 500 anos do nascimento de Luís de Camões, que não se sabe ao certo quando nasceu, e no dia em que se assinala mais um aniversário da data de publicação d’Os Lusíadas (também ela, na verdade, ignorada), há pelo menos um enigma secular que pode mesmo ter sido resolvido: novos dados parecem indicar de forma concludente que a primeira edição da épica camoniana, saída dos prelos de António Gonçalves em 1572, em Lisboa, foi mesmo objecto de uma contrafacção, produzida poucos anos depois, quando o poeta já tinha morrido.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar