Salários iguais, aborto e trabalho doméstico a contar para a reforma: as mulheres nos programas eleitorais

Penalização para empresas que não cumpram a igualdade salarial, alargamento do prazo da IVG e criação do Serviço Nacional dos Cuidados. Eis como os partidos políticos piscam o olho às mulheres.

Foto
A garantia a igualdade no acesso a todo o tipo de trabalho, incluindo aos postos mais bem remunerados, é uma preocupação das forças políticas Daniel Rocha/Arquivo
Ouça este artigo
00:00
05:42

No ano em que se comemoram os 50 anos do 25 de Abril de 1974, seria de esperar que já não fosse necessário incluir medidas especificamente destinadas às mulheres nos programas eleitorais, mas basta olhar para cada um deles para perceber que não é assim. A desigualdade salarial ou o acesso a funções mais bem remuneradas, as condicionantes que perduram por causa da atribuição de papéis tradicionais de género (como o de cuidadora), questões relacionadas com a interrupção voluntária da gravidez (IVG) e ainda com a violência doméstica fundamentam a apresentação de propostas que são directamente destinadas às mulheres. Nesta sexta-feira assinala-se o Dia Internacional das Mulheres.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 5 comentários