Disparidade salarial. Pequenas conquistas contra grandes injustiças no desporto

Em Portugal e no mundo, o desporto nem sempre teve lugar para as mulheres, e o caminho para a paridade, no acesso à prática desportiva e a salários, ainda está longe de chegar ao fim.

Foto
A jogadora do Benfica, Jéssica Silva Miguel A. Lopes
Ouça este artigo
00:00
12:17

O desporto anda a duas velocidades. Sempre foi assim. Os primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, em Atenas 1896, só tiveram homens. Pierre de Coubertin, primeiro presidente do Comité Olímpico Internacional (COI) e o responsável por resgatar os jogos das suas origens na antiguidade, dizia que mulheres nos Jogos Olímpicos “não é prático, é desinteressante, inestético e incorrecto”. Quatro anos depois, houve uma presença limitada de mulheres nos Jogos de Paris, mas a paridade olímpica entre géneros tem sido uma sucessão de pequenas conquistas. E no futebol? Também é um processo de igualdade em curso, em que as pequenas conquistas tentam anular as grandes injustiças. Há Mundial de futebol masculino desde 1930. Um Mundial para as mulheres só passou a existir 61 anos depois.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 11 comentários