Há um plano para criar um grande pólo cultural e habitação acessível no Beato

Prevêem-se espaços para artistas, residências estudantis e 200 fogos a custo controlado. Mas coordenador nomeado pelo Governo diz que megaurbanização de Marvila poderá comprometer plano.

Foto
A Ala Norte da Manutenção Militar tem servido como sede do comité organizador da Jornada Mundial da Juventude 2023 Maria Abranches
Ouça este artigo
00:00
07:44

O plano tem uma ambição à medida da dimensão das antigas instalações da Manutenção Militar Norte, na freguesia lisboeta do Beato. O recinto que, nos últimos anos, tem servido como sede do comité organizador local da Jornada Mundial da Juventude 2023 (JMJ 2023) poderá vir a ser convertido num pólo sociocultural, com espaço para habitação acessível. Em sete hectares, poderão vir a surgir estúdios e salas de ensaio e produção artística, oficinas, ateliês e espaços multiúsos, 200 fogos de habitação a custos controlados, residências para estudantes, coworking, a Casa da Ilustração, salas de exposição, um cineteatro e o Centro do Azeite e do Vinho. O “Bairro do Grilo” contempla dezena e meia de edifícios, uns reconvertidos, outros novos, num investimento de 50 milhões de euros para os próximos quatro anos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar