“Tive tudo e perdi tudo”. No projecto Incluir desenha-se a vida depois da droga

Em dez anos, projecto da associação Asas de Ramalde apoiou 400 pessoas com comportamentos adictivos. Metade conseguiu um emprego e fez formações. Reinserção ainda enfrenta muitos obstáculos

Foto
ADRIANO MIRANDA
Ouça este artigo
00:00
11:06

A notícia do desemprego instalou o medo num segundo. Filipa A. ficara, de repente, de frente com o abismo. Sem trabalho, temia um regresso à vida passada, tão longe e sempre tão perto. “Peguei no telefone e liguei à doutora Daniela. Estava a chorar, desesperada. Aquilo podia levar-me a uma recaída.” Filipa A. – nome fictício de quem teme preconceitos – tem 30 anos de consumo de drogas no corpo. Mas nesse dia, em Outubro de 2023, estava “limpa” há coisa de três anos. Subia a longa escadaria da reinserção, sabendo que para cima custa, mas para trás a queda é rápida. “O medo da recaída está sempre presente.”

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários