Guerra cognitiva: na batalha pela mente, o inimigo somos todos nós

A guerra cognitiva transforma a mente no campo de batalha e ameaça a integridade de sociedades e nações. Na mira de instrumentos de influência e projecção, alvos militares e civis são indistinguíveis.

Foto
A guerra cognitiva combina elementos da guerra de informação para o cumprimento de acções militares Reuters/THOMAS PETER
Ouça este artigo
00:00
10:52

O futuro da política mundial está em jogo em 2024: metade da população do globo vai a votos neste "superano eleitoral", enquanto as consequências das guerras na Europa e no Médio Oriente continuam a redefinir o equilíbrio de forças entre as grandes potências. O futuro do mundo decide-se numa era de capacidade tecnológica sem precedentes, na qual as novas ferramentas de inteligência artificial aperfeiçoam as estratégias de desinformação e potenciam a sua interferência na formação da opinião pública, pondo em causa o funcionamento das democracias.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 4 comentários