Data-driven: o poder dos dados na transformação da saúde

E se conseguirmos através dos registos clínicos de um hospital identificar as pessoas com alto risco de cancro colorretal que não fizeram o rastreio e recomendar-lhes esse rastreio?

Ouça este artigo
00:00
05:33

É provável que o leitor já se tenha cruzado com a expressão data-driven que se pode traduzir como “baseado em dados”. Mas afinal do que se trata e que impacto pode ter nos problemas que enfrentamos atualmente na saúde? Data-driven refere-se a uma abordagem na qual as decisões são orientadas por dados concretos e sua análise inteligente. Esta abordagem possibilita ações mais certeiras e inteligentes em qualquer área. Quando pensamos na área da saúde, em que muitas vezes os recursos escasseiam e os impactos podem ser decisivos na vida e bem-estar das pessoas, basear as decisões em dados é ainda mais importante.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários