Envelhecimento e programas eleitorais: falta um “discurso para as próximas gerações”

Portugal está a envelhecer a um ritmo sem paralelo na União Europeia. Apesar disso, o envelhecimento parece arredado dos debates eleitorais. E, não, o problema não se circunscreve às pensões.

idosos,envelhecimento,demografia,populacao,saude,sociedade,
Fotogaleria
Paulo Pimenta
idosos,envelhecimento,demografia,populacao,saude,sociedade,
Fotogaleria
Adriano Miranda
Ouça este artigo
00:00
09:42

Portugal é o país que está a envelhecer a um ritmo mais acelerado na União Europeia e é já o segundo mais envelhecido a seguir a Itália. Em meio século, a pirâmide etária inverteu-se, a população idosa mais do que duplicou, ao mesmo tempo que a base se foi estreitando. O país vive uma transição demográfica sem paralelo na história. Mas, nos debates entre os candidatos dos partidos políticos com representação parlamentar, o tema do envelhecimento esteve arredado, ficando praticamente circunscrito à questão das pensões e reformas e ao complemento solidário para idosos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 11 comentários