Megaurbanização em Marvila cobrirá Linha do Norte e muda zona oriental de Lisboa

Em 28 hectares, entre Marvila e Beato, surgirá nova polaridade urbana, com parque verde como epicentro e ligação directa ao rio. Reservado espaço para acessos à Terceira Travessia do Tejo em Lisboa.

Foto
A Linha do Norte será tapada num trecho de 400 metros na zona de Marvila, eliminando a ferrovia como barreira para a zona ribeirinha EVR - ENRIC VIVES-RUBIO
Ouça este artigo
00:00
08:55

Será uma operação de enorme impacto e que, conjugada com outros projectos urbanísticos previstos para as imediações, promete revolucionar a zona oriental de Lisboa. A Unidade de Execução de Marvila (UEM) implica a construção de uma megaurbanização, espalhada por uma área de 28 hectares, com capacidade para 1427 fogos habitacionais, equipamentos diversos, um grande parque verde e a cobertura da linha ferroviária do Norte numa extensão de 400 metros, para facilitar o acesso à zona ribeirinha. Dentro do seu perímetro, está ainda previsto o espaço para a construção das acessibilidades à Terceira Travessia do Tejo (TTT) em Lisboa e a construção de novas acessibilidades rodoviárias, mas sobretudo pedonais e ciclovias.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 28 comentários