"O ethos da democracia é a vontade de se envolver com factos e ideias incómodas"

Geoff Mulgan considera que o ethos da democracia é a vontade de se envolver com factos e ideias incómodas e que é isso que impulsiona o progresso a longo prazo.

i-video

A democracia parece ser um conceito simples: etimologicamente, significa apenas "governado pelo povo". Mas é um sistema complexo e multifacetado que implica múltiplos elementos, incluindo eleições regulares, partidos políticos, constituições ou tribunais supremos. O nosso sistema democrático assenta no modelo de democracia que se cristalizou no século XIX e que praticamente não se alterou, apesar das grandes mudanças registadas na forma como trabalhamos, viajamos, fazemos compras ou interagimos socialmente. De acordo com Geoff Mulgan, Professor de Inteligência Colectiva, Políticas Públicas e Inovação Social na University College London, a confiança dos cidadãos nas instituições democráticas tem vindo a diminuir de forma consistente nas últimas décadas "e penso que parte da razão se deve ao facto de não termos conseguido re-imaginar a democracia".

A ReImagine Talks é um videocast lançado pelo think tank Re-Imagine Europa em colaboração com os jornais Der Standard, Il Sole 24 Ore, La Vanguardia, LeSoir, Rzeczpospolita e Público. O projecto, que conta com a participação de alguns dos pensadores mais influentes do nosso tempo, propõe-se a explorar conceitos-chave que definem a forma como entendemos o mundo em que vivemos. O videocast é apresentado por Erika Stäel von Holstein e Luca de Biase, respectivamente, a CEO e o director de Investigação da Re-Imagine Europa. 

Pode ver ou descarregar os episódios completos no: Youtube, Spotify e Apple Podcast.