Vem aí vento forte e agitação marítima, mas temperatura vai subir ligeiramente

Ventos entre os 70 e ou 95km/h e forte agitação marítima vão marcar os dias de hoje e amanhã, mas está prevista uma pequena subida da temperatura.

Foto
Ventos fortes e agitação marítima nas próximas horas LUSA/ESTELA SILVA
Ouça este artigo
00:00
02:06

Os distritos de Braga, Bragança, Guarda, Porto, Vila Real, Viana do Castelo e Viseu estão neste domingo sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte, com rajadas que podem chegar aos 70 quilómetros hora.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, os sete distritos do norte de Portugal Continental vão estar sob aviso amarelo entre as 9h e as 21h de hoje, prevendo-se que durante o dia de segunda-feira o aviso possa ser alargado a mais distritos, igualmente devido ao vento que pode chegar aos 95 quilómetros hora nas terras altas.

Os dez distritos da costa norte de Portugal que estiveram até às 6h de hoje sob aviso laranja devido à agitação marítima, estão agora sob aviso amarelo, tendo em conta a previsão de melhoria do estado do mar, com ondas com quatro a cinco metros de altura.

O aviso amarelo no Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Braga e Coimbra irá vigorar até às 21h na maioria dos distritos.

Os distritos de Viana do Castelo, Leiria, Aveiro, Coimbra, Braga e Lisboa voltam a aviso laranja devido à agitação marítima na madrugada de segunda-feira tendo em conta a previsão de ondas com 5 a 6 metros, podendo chegar aos 11 metros.

O aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de três, irá vigorar entre as 6h de segunda-feira e as 3h de terça-feira.

O IPMA emitiu também aviso amarelo para a costa norte da Madeira e Porto Santo devido a agitação marítima até ao meio-dia de hoje, com previsão de ondas de noroeste com quatro a cinco metros de altura.

Para hoje o IPMA prevê céu muito nublado, com chuva por vezes forte no norte e centro, além de vento, por vezes forte, e com rajadas, no litoral e terras altas e agitação marítima igualmente forte.

Na região da Grande Lisboa são esperados períodos de chuva, mais frequente e intensa a partir do fim da tarde, enquanto no Grande Porto são esperados períodos de chuva, que poderá ser por vezes forte durante a tarde, passando a regime de aguaceiros a partir do final da tarde.

Está prevista uma pequena subida da temperatura. As temperaturas rondam os cinco graus de mínima na Guarda e os 19 de máxima esperados em Santarém e Setúbal.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários