Azul

Neve: as imagens de Portugal que acordou pintado de branco

As regiões do Norte e Centro do país acordaram esta sexta-feira cobertas de neve. Foram emitidos avisos de queda de neve para sexta-feira em dez distritos de Portugal continental.

Queda de neve em Trás-os-Montes Márcio Santos / Meteo Trás os Montes
Fotogaleria
Queda de neve em Trás-os-Montes Márcio Santos / Meteo Trás os Montes

O Norte do país acordou pintado de branco, graças à neve que caiu durante a manhã desta sexta-feira. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu avisos de queda de neve para dez distritos do continente, entre quinta e sexta-feira.

No maciço central da Serra da Estrela, as estradas estão encerradas ao trânsito durante esta sexta. Uma fonte da Protecção Civil confirmou que a queda de neve é a razão principal.

Em Montalegre, as escolas foram encerradas por "mera precaução e segurança" e 600 alunos ficaram sem aulas, disse Miguel Monteiro, comandante dos bombeiros, à Lusa. "Foi decidido, por volta das 07h, não haver aulas, porque ainda continuava a nevar com alguma intensidade em algumas zonas mais altas, onde a possibilidade de os autocarros saírem era praticamente nula", afirmou o comandante dos bombeiros de Montalegre.

Os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Castelo Branco, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga estão sob aviso amarelo até às 09h de sábado.

Segundo as previsões, o mau tempo e a chuva vão prolongar-se durante o dia.

Queda de neve em Vila Real
Queda de neve em Vila Real Município de Vila Real
Queda de neve em Trás-os-Montes
Queda de neve em Trás-os-Montes Márcio Santos / Meteo Trás os Montes