Artur Jorge (1946-2024): Homem do futebol e outras coisas bonitas

Morreu nesta quinta-feira um homem maior do futebol português, avançado goleador e treinador campeão europeu com o FC Porto. Mas o futebol foi apenas uma das suas vidas.

Foto
Artur Jorge LUSA/Paulo Novais
Ouça este artigo
00:00
12:02

Há muita gente que escreve (ou alguém escreve por eles) livros de memórias aos 30 anos, mesmo que tenha pouco que contar. Aos 30 anos, Artur Jorge já teria muito que contar, mas as únicas coisas que escreveu durante os seus 78 anos de vida foram um livro de poesia e “as mais lindas cartas de amor” à mulher Lena. Nunca iria escrever uma autobiografia. “As pessoas sabem a minha história, mais ou menos, uma pessoa que foi jogador e treinador e não sei quê, e os golos”, contava numa entrevista à Visão em 2010. Artur Jorge, homem maior do futebol português, foi um avançado goleador, treinador campeão europeu. Mas também foi estudante com alma de revolucionário, poeta, sindicalista e coleccionador de arte. Um curioso do mundo e das “coisas bonitas”, como ele tanto gostava de dizer, que lá estão dentro.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários