Mulheres: só um terço dos anos a partir dos 65 é vivido sem incapacidades

Homens vivem menos, mas contam com mais um ano de vida saudável do que as mulheres. Baixa escolaridade e lastro de um passado duro ajudam a explicar má avaliação do estado de saúde pelas mulheres.

instituto-nacional-estatistica,demografia,saude,sociedade,portugal,doencas,
Fotogaleria
As mulheres chegam à reforma com pensões mais baixas e isto afecta todo o estado de espírito e a forma como envelhecem Paulo Pimenta
instituto-nacional-estatistica,demografia,saude,sociedade,portugal,doencas,
Fotogaleria
Nelson Garrido
Ouça este artigo
00:00
08:18

É o “fado” português: dois terços do tempo de vida que sobra às mulheres aos 65 anos – e é muito, são já duas décadas graças à crescente esperança média de vida – serão desfrutados com limitações e incapacidades. Apesar de viverem menos anos em média, os homens podem esperar usufruir de um período mais longo de vida saudável do que as mulheres. Ainda assim, também eles viverão com incapacidades uma parte significativa do seu tempo de reforma, mais de metade dos anos conquistados graças ao aumento da longevidade.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários