GNR resgata homem na serra da Estrela após queda de cinco metros

Queda de neve dificultou acesso ao local. Homem sofreu ferimentos na anca e na perna, mas estava consciente e estável durante o resgate.

Chegada da equipa de resgate ao local
Fotogaleria
Chegada da equipa de resgate ao local GNR
acidentes,serra-estrela,proteccao-civil,sociedade,estradas,meteorologia,
Fotogaleria
Momento em que a vítima é resgatada GNR
acidentes,serra-estrela,proteccao-civil,sociedade,estradas,meteorologia,
Fotogaleria
Homem sofreu queda de cinco metros GNR
Ouça este artigo
00:00
01:33

A Guarda Nacional Republicana (GNR) resgatou este domingo um homem de 60 anos na serra da Estrela, ferido após uma queda de cinco metros. De acordo com as informações recolhidas pelo PÚBLICO junto da equipa especializada em busca e resgate em montanha desta força, o homem participava numa actividade que incluía uma caminhada. Terá sido neste momento que o incidente ocorreu.

A Unidade de Emergência de Protecção e Socorro (UEPS) foi alertada por outros participantes na mesma actividade para o incidente e deslocou-se para o local. O homem de 60 anos encontrava-se consciente e estável, apesar dos ferimentos causados pela queda.

De acordo com a equipa especializada da GNR, a vítima sofreu fracturas na perna e na anca, apresentando também algumas escoriações, sendo que os ferimentos impossibilitavam a sua movimentação. A operação de resgate contou também com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Loriga e de agentes da Protecção Civil.

Foto
Momento em que a vítima é transportada GNR

Após ser resgatada, a vítima foi transportada para o Hospital de Seia. No total, foram destacados 18 operacionais para auxiliar esta operação. Foi ainda necessário o apoio do Centro de Limpeza de Neve da serra da Estrela, que permitiu o acesso das equipas de socorro à zona. A queda de neve tinha tornado intransitáveis algumas das estradas, tendo sido necessário este trabalho prévio de desobstrução para permitir o resgate.

Nas fotografias partilhadas pela GNR é possível perceber a dificuldade no acesso ao local, captando-se também o momento em que a vítima é transportada pela equipa de resgate numa maca.

Sugerir correcção
Comentar