Fotogaleria

Um urso polar a dormir numa “cama de gelo” comoveu o público dos Wildlife Photo Awards

Ice Bed mostra o animal a dormir num glaciar nas águas da Noruega. Para o director do concurso, simboliza a ligação com o habitat cada vez mais degradado pelo aquecimento global.

Nima Sarikhani/ Wildlife Photography of the Year
Fotogaleria
Nima Sarikhani/ Wildlife Photography of the Year

A imagem de um urso polar a dormir num iceberg no Árctico foi a escolha do público no Wildlife Photography of the Year, concurso de fotografia de vida selvagem do Museu de História Natural de Londres.

Ice Bed (cama de gelo, em tradução livre) foi captada pela fotógrafa britânica Nima Sarikhani no arquipélago de Svalbard, na Noruega. Segundo o museu, Nima passou três dias num navio de expedição a procurar ursos polares nesta zona norueguesa. Depois de ter mudado de rota encontrou um destes animais a arranhar um pequeno glaciar para se deitar. O relógio estava a poucos minutos da meia-noite, lê-se no comunicado enviado ao P3. 

A imagem está entre as 25 finalistas do concurso e as cinco mais votadas pelo público. Tal como as restantes quatro, estará em exibição até 30 de Junho no Museu de História Natural.

"A imagem de Sarikhani, de cortar a respiração e comovente, permite-nos ver a beleza e a fragilidade do nosso planeta", declarou o director do museu, Dr. Douglas Gurr, no site do concurso.

Segundo o responsável, a fotografia simboliza ainda a ligação entre um animal e o seu habitat natural que sofre cada vez mais alterações por causa do aquecimento global.

Na lista entra ainda a fotografia de uma tartaruga a nadar nas águas de Israel com uma libelinha no nariz e um ar aparentemente feliz, um bando de aves que formou o que parece ser a silhueta de um pássaro maior em pleno céu da Alemanha, medusas iluminadas pelas auroras boreais da cidade norueguesa de Tromsø​ e dois leões a lamber o focinho da cria no Quénia.

Este ano, as fotografias da categoria das escolhas do público receberam um número recorde de votos: mais de 75 mil, segundo o museu. Os Wildlife Photography Awards realizam-se todos os anos e reúnem imagens de fotógrafos profissionais e amadores do mundo inteiro.

As fotografias submetidas para a edição deste ano já estão a ser avaliadas pelo júri e os vencedores serão revelados em Outubro de 2024.

Tzahi Finkelstein/ Wildlife Photography of the Year
Daniel Dencescu/ Wildlife Photography of the Year
Audun Rikardsen/ Wildlife Photography of the Year
Mark Boyd/ Wildlife Photography of the Year