Tribunal de Contas recomenda que Açores estanquem dívida pública e definam estratégia para a SATA

É um verdadeiro caderno de encargos que extrapola, em muito, as questões financeiras, aquele que o TdC recomenda ao próximo governo da região autónoma.

Foto
José Manuel Bolieiro, que preside ao governo dos Açores desde 2020, recebe "puxão de orelhas" do Tribunal de Contas. Rui Gaudencio
Ouça este artigo
00:00
02:53

O Tribunal de Contas (TdC) recomenda ao futuro governo açoriano de José Manuel Bolieiro que inverta a "trajectória de crescimento contínuo da dívida pública regional" e tome medidas que "garantam a sustentabilidade das finanças públicas regionais". O pedido consta de um documento divulgado nesta terça-feira pelo tribunal intitulado "No início de uma nova legislatura. Contributo para a melhoria da gestão pública e da sustentabilidade das finanças públicas na Região Autónoma dos Açores" e que aponta propostas em áreas como o orçamento, prestação de contas, contratação pública, o sector público empresarial (nomeadamente a SATA), e a prevenção da corrupção.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários