A Margem Sul na lente de Diogo Simões: Terra Livre

É já uma das exposições do ano. Na ZDB, em Lisboa, encontramos um mundo construído em anos de vida com a fotografia, as amigas e os amigos, na Margem Sul do Tejo.

Foto
Diogo Simões (Miratejo, 1988) e algumas das fotografias de Terra Livre
Ouça este artigo
00:00
10:29

Na fotografia está uma rapariga negra que nos vê. Há algo de solene e cansado na sua pose. Terá acabado de chegar àquele lugar e, contudo, irá, em breve, levantar-se. Chama-se Núria e parece conhecer-nos. Talvez não. Seja como for, olha-nos, enquanto ao fundo se vê uma paisagem plana, industrial (a dos antigos estaleiros da Lisnave em Almada). Ao seu lado, noutra imagem, as figuras já não nos vêem – somos nós que as vemos: três miúdos jogam à bola num relvado seco de Verão. O enquadramento ladeia-os com árvores, como se a proteger a cena, enquanto, em segundo plano, sobem quatro prédios de nove andares.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários