Intelectuais e artistas criticam “abuso” de obra de Chafes na Avenida da Liberdade

Nomes como Daniel Blaufuks, Pedro Costa, Fernanda Fragateiro, José Pedro Croft, João Pinharanda ou Anabela Mota Ribeiro censuram aposição de “voz” à escultura. E solidarizam-se com Chafes.

Foto
A obra de Rui Chafes foi instalada na Avenida da Liberdade em 2008 Enric Vives-Rubio
Ouça este artigo
00:00
04:49

Um “descarado abuso” sobre a integridade de uma obra de arte pública. É assim que um conjunto de artistas, críticos, cineastas, académicos e jornalistas vê a intervenção de sonoplastia realizada sobre a escultura Sou como Tu, do artista plástico Rui Chafes, situada desde 2008 em frente ao número 224 da Avenida da Liberdade, em Lisboa. Numa carta aberta, intitulada “Pôr o pé na porta, a propósito da intervenção na escultura de Rui Chafes”, divulgada nesta quinta-feira, um grupo de quase seis dezenas de criadores e pessoas ligadas ao meio artístico lisboeta contesta de forma veemente a disponibilização de um ficheiro áudio cómico, acedível através de smartphone, comentando a obra, num texto escrito pelo humorista Nilton e dramatizado pela radialista Joana Cruz.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários