Explicações dos árbitros em situação de VAR serão testadas em 10 jogos

Tentativas anteriores não foram concretizadas por não ter havido necessidade de aplicar a medida.

Foto
VAR terá intervenção em directo para explicar decisões Reuters/HANNAH MCKAY
Ouça este artigo
00:00
01:40

O Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) vai tentar, pela terceira vez, aplicar as explicações dos árbitros de campo das decisões tomadas com intervenção do videoárbitro (VAR).

Depois de tentativas em jogos anteriores, mas sem que tenha existido a necessidade de aplicar a medida, a mesma está prevista agora para um leque mais alargado, em quatro jogos da Liga feminina e seis da II Liga.

"As explicações dos árbitros de campo das decisões tomadas em situações de intervenção de videoarbitragem estará disponível numa dezena jogos de duas competições a realizar nos próximos dias", adianta a Federação Portuguesa de Futebol.

O organismo especifica os jogos Sporting-Valadares Gaia, Sporting de Braga-Racing Power, Damaiense-Clube de Albergaria e Benfica-Torreense a contar para a Liga feminina.

Da II Liga, foram escolhidos os jogos Länk Vilaverdense-Santa Clara, Mafra-Belenenses, União de Leiria-FC Porto B, Penafiel-Oliveirense, Leixões-Nacional e Tondela-Paços de Ferreira.

"O Conselho de Arbitragem, após autorização por parte do IFAB e da FIFA, decidiu utilizar o sistema de comunicação para público da decisão final do árbitro em jogadas de possível revisão da decisão ou decisões factuais, como por exemplo foras-de-jogo ou infracções cometidas dentro ou fora da área, para assinalar ou não um pontapé de penálti", voltou a lembrar o órgão da arbitragem da FPF.

Este sistema, com a explicação a ser dada em tempo real, já existe em outras modalidades, como o râguebi, e já foi testado pela FIFA em competições como o Mundial feminino de 2023.

A autorização da FIFA e do IFAB permite que Portugal seja um dos pioneiros a avançar para uma fase de testes a este sistema.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários