FIFA autoriza Conselho de Arbitragem a explicar decisões do VAR em tempo real

Sistema já foi testado em competições da FIFA. Objectivo é faciitar a “compreensão da função” de arbitragem.

Foto
Este sistema já existe noutras modalidades, como o râguebi, e já foi testado pela FIFA em competições como o Mundial feminino de 2023 Damir Sagolj/REUTERS
Ouça este artigo
00:00
01:34

O Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) recebeu autorização para explicar em tempo real as decisões do árbitro com recurso ao videoárbitro (VAR), adiantou à agência Lusa fonte ligada ao processo.

Segundo a mesma fonte, a autorização da FIFA e do International Board (IFAB) vai permitir que um árbitro possa explicar no estádio, em tempo real, uma decisão factual que tenha tomado, através de um sistema sonoro, como por exemplo o caso de um lance de falta dentro ou fora da área, ou um fora-de-jogo.

Este sistema já existe noutras modalidades, como o râguebi, e já foi testado pela FIFA em competições como o Mundial feminino de 2023.

A autorização da FIFA e do IFAB permite que Portugal seja um dos pioneiros a avançar para uma fase de testes a este sistema, não sendo ainda certo quando é que se vai iniciar.

O Sporting já se pronunciou sobre o tema, mostrando-se favorável à decisão. "O Sporting está desde a primeira hora na linha da frente pela implementação desta medida, que mais não é do que a evolução natural de um caminho sem retorno iniciado com o VAR. É uma medida que defende os árbitros, mas, sobretudo, um futebol cada vez mais transparente", congratularam-se os lisboetas, em comunicado.

A FIFA e o International Board (IFAB) deram o aval ao Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) para avançar com a resolução, que vai permitir uma melhor compreensão das decisões, com a comunicação a fazer-se através do sistema sonoro.

Desde Setembro de 2023, as comunicações entre árbitros e videoárbitros (VAR) dos jogos da I Liga portuguesa de futebol passaram a ser feitas através de um programa televisivo mensal.

Antes, em 24 de Julho, o CA da FPF tinha defendido a divulgação das comunicações para "um objectivo pedagógico, na linha do que sempre considerou ser a prática adequada", anunciando, então, que: "Na época que agora se inicia, o CA divulgará, uma vez por mês, os áudios das conversas entre árbitros de campo e VAR em todos os lances avaliados no ecrã disponível no relvado".

"O CA é da opinião que a divulgação de áudios auxilia a total compreensão da função de arbitrar", defendeu o órgão liderado por José Fontela Gomes.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários