Protecção de Dados quer criar canal prioritário para crianças e jovens denunciarem conteúdos abusivos

Assinala-se este domingo o Dia da Protecção de Dados. Inspirado em Espanha, este canal prioritário de denúncia tem como objectivo forçar as plataformas a retirar conteúdos abusivos.

Foto
Comissão de Protecção de Dados quer fazer campanha nacional de sensibilização MARIA JOAO GALA
Ouça este artigo
00:00
03:35

Será uma espécie de SOS Criança digital onde os mais pequenos, mas também os jovens, poderão denunciar casos de abuso por meios digitais, desde bullying a tentativas de contacto de predadores na Internet e em grupos nas redes sociais, passando pela partilha indevida de conteúdos pessoais e íntimos. A Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD) quer criar, ainda este ano, no seu site, um "canal prioritário" de denúncia de abusos para crianças e jovens, à semelhança do que acontece em Espanha. E acredita que será assim possível, em poucos dias, obrigar as empresas de distribuição a retirar os conteúdos sexuais ou violentos da Internet.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar