O centro político resiste?

Portugal não é excepção. Tal como na maioria dos seus parceiros europeus, as duas forças políticas centrais – PS e PSD – deixaram de somar entre si uma maioria inquestionável do eleitorado.

Reserve as terças-feiras para ler a newsletter de Teresa de Sousa e ficar a par dos temas da actualidade global.

1. O European Council on Foreign Relations divulgou na semana passada um relatório sobre algumas previsões sobre as eleições europeias do próximo mês de Junho, bastante preocupantes. O título do relatório fala por si: “Uma Acentuada Viragem à Direita: uma previsão para as eleições de 2024 para o Parlamento Europeu (PE).” O estudo do ECFR é feito a partir das mais recentes sondagens em cada um dos 27 países. Nessa medida, não chega a ser uma surpresa tendo em conta o que se passa na maioria dos países europeus, com o crescimento acentuado dos partidos populistas e nacionalistas em quase todos eles.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 29 comentários