Especialistas alertam para perda auditiva e zumbidos associados aos videojogos

OMS está a trabalhar para criar um padrão global de audição segura para videojogos e muitos dos principais fabricantes já estão empenhados nesse esforço.

Foto
Revisão científica sugere que sejam priorizadas medidas de saúde pública para consciencialização sobre o impacto dos videojogos na audição Nuno Ferreira Santos (Arquivo)
Ouça este artigo
00:00
04:54

Quem joga videojogos regularmente pode estar mais propenso a perder audição permanentemente, assim como de desenvolver tinnitus, também conhecidos como zumbidos ou acufenos. Isto, porque os níveis sonoros atingidos durante o jogo se aproximam (e excedem, muitas vezes) dos limites de segurança recomendados. É isso que demonstra um estudo internacional, feito com base na revisão de 14 artigos científicos dedicados ao assunto, divulgado esta terça-feira na revista British Medical Journal (BMJ). A boa notícia é que esta perda auditiva, que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) afecta cerca de 5% da população global, pode ser evitável. Para isso, são necessárias medidas como a redução da exposição ao som e o recurso a ferramentas que permitem monitorizar a quantidade de som que está a ser consumida.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários