Portugal é o país da Europa com mais emigração. Em 20 anos, 15% da população emigrou

Em termos de proporção da população, Portugal é o país da Europa com mais emigração e o 8.º em todo o mundo. Investigador estima que cerca de 20 mil emigrantes regressam todos os anos.

Foto
Emigrantes portuguesas na Suíça, numa manifestação pelos direitos das mulheres Nuno Ferreira Santos/Arquivo
Ouça este artigo
00:00
06:16

Os números podem parecer avassaladores, mas não surpreendem em demasia Rui Pena Pires, um dos autores do Atlas da Emigração Portuguesa, que será apresentado na próxima semana e traça o retrato da diáspora, com enfoque nos últimos vinte anos. Segundo o que ali está dito, há cerca de 2,1 milhões de portugueses a viver noutros países e mais de 1,5 milhões, perto de 15% da população, emigraram nos últimos vinte anos. Incluindo mais de um quarto das pessoas nascidas em Portugal e que têm entre 15 e 39 anos. Em termos da proporção da população, isto torna Portugal o país com mais emigrantes na Europa e o 8.º no mundo. E não há sinais de mudança à vista.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 92 comentários