Mickey e Minnie já são domínio público, mas só a sua versão de 1928 e isso é complicado

Steamboat Willie pertence ao património cultural da sociedade desde dia 1, mas esta é uma história do gato e do rato sobre direitos de autor, a Disney e o seu ícone. “É simbólico.”

Foto
Mickey na curta-metragem de animação Steamboat Willie dr
Ouça este artigo
00:00
12:03

O Rato Mickey inspira nas crianças uma “licença para tocar”, disse em 1988 o autor e ilustrador de literatura infantil Maurice Sendak. A sua barriga arredondada, os olhos sinceros e as orelhas simétricas são os traços gerais de um ícone. A partir deste primeiro dia do ano 2024, uma nova licença se abre à volta deste símbolo. O Rato Mickey, bem como a Minnie, entram no domínio público, um marco histórico que pode parecer a abertura de uma série de portas na cultura popular. Porém, tal como as personagens sofreram várias metamorfoses ao longo dos seus 95 anos de vida, as coisas vão mudar — para “um” Mickey mas não para “o” Mickey.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar