Erupção na Indonésia mata 11 turistas e 12 estão desaparecidos

Dezenas de turistas e excursionistas foram resgatados e transportados para um hospital. Alguns sofreram queimaduras devido ao calor intenso.

Foto
As cinzas projectadas pelo Monte Merapi chegaram a uma altura de três quilómetros Reuters/ANTARA FOTO
Ouça este artigo
00:00
01:51

Onze pessoas foram encontradas mortas após a erupção de um vulcão na ilha indonésia de Sumatra, disse à agência de notícias France-Presse (AFP) o responsável pelas operações de salvamento.

"Havia 26 pessoas que não foram retiradas e encontrámos 14. Três delas foram encontradas vivas e 11 estavam mortas", disse Abdul Malik, chefe da agência de busca e salvamento de Padang, cidade costeira do Oceano Índico e capital da província de Sumatra Ocidental.

Segundo Malik, 75 turistas encontravam-se no Monte Merapi desde sábado, um dia antes da erupção. Doze deles ainda estão desaparecidos e 49 desceram da montanha, alguns dos quais foram levados para o hospital.

As cinzas projectadas pelo Monte Merapi chegaram a uma altura de três quilómetros, disse Hendra Gunawan, chefe do Centro Indonésio de Vulcanologia e Riscos Geológicos.

As equipas de salvamento trabalharam durante toda a noite para ajudar os caminhantes a encontrar um lugar seguro, informou a Agência de Conservação dos Recursos Naturais de Sumatra Ocidental.

Rudy Rinaldi, director da Agência de Mitigação de Desastres de Sumatra Ocidental, disse à AFP que alguns dos caminhantes resgatados estavam a receber tratamento médico.

"Alguns sofreram queimaduras devido ao calor intenso e foram levados para o hospital", disse. "Os feridos são aqueles que se aproximaram da cratera."

O Merapi tem 2891 metros de altura e o seu nome significa "a montanha de fogo". De acordo com as autoridades, encontra-se actualmente no terceiro nível de alerta, numa escala de quatro.

As autoridades impuseram uma zona de exclusão de três quilómetros em torno da cratera.

A Indonésia está situada no anel de fogo do Pacífico, onde as placas continentais se encontram e geram uma actividade vulcânica e sísmica significativa. O país tem quase 130 vulcões activos.

Sugerir correcção
Comentar