O colapso da confiança e as boas práticas em democracia

Verifica-se uma necessidade de curto prazo de correcção de uma trajectória de degradação política e de combate aos fenómenos de corrupção, que se multiplicam ao mais alto nível do aparelho do Estado.

Ouça este artigo
00:00
05:39

Situações recorrentes de corrupção no espaço público, inultrapassáveis aos olhos dos cidadãos, configuram graves desvios institucionais que atropelam, por maioria de razão, o próprio código genético da democracia. O colapso da confiança nos titulares de cargos políticos e, consequentemente, nas instituições democráticas tem cristalizado a convicção de que “os líderes não somente são corruptos, mas também incapazes” – como Zygmunt Bauman alertava –, o que manifestamente tem alimentado posturas populistas de vários matizes, não raras vezes de sinal contrário. Um dos corolários preocupantes de tal estado de espírito, como sublinhava o mesmo autor, é o de que os cidadãos não acreditam no sistema democrático, porque “os líderes não cumprem as suas promessas”. Consideramos, pois, impreterível um muito maior rigor e transparência na afectação dos recursos financeiros em Portugal, pelo que se torna imperativo assegurar um combate sem tréguas à corrupção.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários