Vítimas de violência doméstica “sentem que o Direito lhes falha em vários momentos”

A socióloga e investigadora da Universidade de Coimbra lançou um livro em que aborda os problemas que as mulheres vítimas de violência doméstica têm quando os seus casos chegam ao sistema judicial.

Foto
Madalena Duarte, socióloga e autora do livro "O papel do Direito e dos Tribunais na violência contra as mulheres" Sérgio Azenha
Ouça este artigo
00:00
09:06

Há vários anos que a socióloga Madalena Duarte estuda a violência de género ou o tráfico de pessoas e a forma como o sistema judicial português age perante estes casos. Para o seu mais recente livro, O Papel do Direito e dos Tribunais na Violência contra as Mulheres, a professora da Faculdade de Economia e investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra consultou decisões judiciais e entrevistou vítimas femininas de violência doméstica, magistrados, polícias e activistas. Conclui que as leis, nesta matéria, não são más, mas que a sua aplicação continua a sofrer de diversos problemas que deixam as vítimas desprotegidas e pouco disponíveis para confiar no sistema de justiça. E isso, alerta, não pode ser.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar