Operação Teia. Ministério Público arquiva caso contra presidente da Câmara de Matosinhos

Luísa Salgueiro foi constituída arguida a 24 de Outubro de 2022 por suspeita de ter escolhido a sua anterior chefe de gabinete por nomeação, sem ter procedido à abertura de um concurso público.

Foto
Luísa Salgueiro, eleita pelo PS, foi constituída arguida a 24 de Outubro de 2022 Nelson Garrido

O Ministério Público (MP) arquivou o caso contra a presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, arguida na Operação Teia, revelou esta sexta-feira à Lusa fonte da autarquia.

Segundo a mesma fonte, a autarca, também presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), não chegou a ser acusada porque o Ministério Público decidiu pelo arquivamento ainda na fase de inquérito.

Luísa Salgueiro, eleita pelo PS, foi constituída arguida a 24 de Outubro de 2022 por suspeita de ter escolhido a sua anterior chefe de gabinete por nomeação, sem ter procedido à abertura de um concurso público.

Naquela ocasião, a autarca disse que a sua implicação na Operação Teia como arguida seria "esclarecida rapidamente", defendendo a legalidade da contratação da anterior chefe de gabinete.

"Luísa Salgueiro acredita que toda esta questão será esclarecida rapidamente, não invalidando o dano moral e reputacional entretanto causado", referia um comunicado enviado pelo Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara de Matosinhos, no distrito do Porto.

A autarquia esclareceu ainda, naquela altura, que a Polícia Judiciária (PJ) fez buscas à Câmara Municipal de Matosinhos no âmbito deste processo em Maio de 2019 e que nessa altura, e apenas nessa altura, foi apreendido o telemóvel de Luísa Salgueiro e copiado o conteúdo do seu computador.

Desde então, acrescentou a Câmara de Matosinhos, "não foi realizada qualquer outra diligência e Luísa Salgueiro nunca foi ouvida no âmbito deste processo".

A presidente da câmara de Matosinhos remeteu mais esclarecimentos para sábado pelas 15h no bairro Fundação Salazar.

Sugerir correcção
Ler 8 comentários