Surto de legionella em Caminha está restrito

Nos últimos três dias, não foram registados novos casos no concelho, segundo o delegado de Saúde do Alto Minho. Seis das sete pessoas infectadas com legionella continuam internadas.

Foto
O primeiro doente infectado com legionella foi notificado às autoridades de saúde na última sexta-feira Tiago Lopes

O delegado de Saúde do Alto Minho, Luís Delgado, disse nesta sexta-feira, 17 de Novembro, que o surto de legionella que infectou sete pessoas do concelho de Caminha está "restrito" e que a população "pode fazer a sua vida normal".

"O surto julgo que está restrito. Já não há mais casos. O clima também está a ajudar. A legionella tem de ter água, aerossóis. O tempo está mais quente e, portanto, as pessoas podem fazer a vida normal", afirmou Luís Delgado.

Em declarações à agência Lusa, o responsável adiantou que a investigação ambiental deverá estar "fechada" para apurar a origem da bactéria, depois de realizadas 12 colheitas que foram enviadas para o Instituto Ricardo Jorge, no Porto.

"Presumo que não será necessário fazer mais colheitas. Mas tudo depende da evolução. Neste momento, acho que está fechado. Estamos à espera dos resultados. A expectativa é muito boa. Este surto não evoluirá mais, felizmente", referiu.

O delegado de Saúde do Alto Minho acrescentou não haver "necessidade de uso de máscaras". "É evidente que, em teoria, o uso de máscara facilita. Mas também não podemos alastrar essa prática", observou, referindo não haver "motivos para a população estar inquieta".

Segundo Luís Delgado, os seis doentes internados apresentam um quadro clínico estável. Uma das infectadas recebeu alta na terça-feira. "As pessoas que estão hospitalizadas estão muito estáveis. Em particular, a doente que está na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) melhorou", disse.

O primeiro doente infectado com legionella foi notificado às autoridades de saúde na última sexta-feira e o sétimo, na quarta-feira.

Em comunicado enviado às redacções, a Câmara de Caminha sublinhou que "o surto de legionella no concelho regista, à data de hoje, uma evolução positiva, sem novos casos e sem fatalidades". "Há três dias que não se registam novos casos no concelho. Dos já identificados, quatro são pessoas residentes em Vila Praia de Âncora, dois em Moledo e um em Vilarelho", refere a nota.

A autarquia adianta que "os sete infectados estão todos estáveis do ponto de vista da evolução da doença".

Sugerir correcção
Comentar