Aposta da Santa Casa nas NFT acabou depois de investimento de meio milhão de euros

Aposta da Santa Casa no mercado de arte virtual dos non-fungible token teve resultados “fracos”

Foto
Artentik, a plataforma de arte digital da Santa Casa, foi lançada em Novembro de 2021 Diego Nery (arquivo)
Ouça este artigo
00:00
02:03

Depois de investir meio milhão de euros num projecto para entrar no mercado de arte virtual dos NFT, sigla inglesa para a expressão non-fungible token — um bem virtual único, que não pode ser substituído ou trocado — e de as vendas estarem há mais e um ano e meio paradas, a SCML decidiu encerrar de vez a Artentik.

​Foi em Dezembro de 2021 que a SCML lançou este empreendimento, que disponibilizava gémeos digitais de várias relíquias do Museu de São Roque e de outras peças da colecção de arte sagrada da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. A ideia era “angariar receitas que pudessem ser aplicadas no trabalho diário em prol das boas causas, enquanto dava continuidade ao seu extenso apoio, de 500 anos, aos mais desfavorecidos”. O plano inicial era para apostar quatro milhões. O projecto terminou, confirmou ao PÚBLICO a SCML.

O primeiro sinal de alerta de que as coisas não estavam a correr assim tão bem foi dado num relatório de avaliação ao primeiro mês de venda das NFT (de Dezembro de 2021 até 5 de Janeiro de 2022), a que o PÚBLICO teve acesso, que revelava que apenas tinham sido feitas 15 vendas, no valor total de 6200 euros. A classificação do resultado foi de "fraco".

O relatório foi elaborado pela Boloro Global Limited, a empresa americana com a qual a SCML fez a parceria para desenvolver o projecto. Explicava que o projecto enfrentava vários problemas, um dos quais relacionado com o facto de ser o primeiro a criar uma plataforma que disponibiliza arte digital para uma boa causa, mas que se resolvia se fosse investido mais dinheiro. Segundo a Boloro, era preciso, por exemplo, dar a conhecer a Santa Casa a nível internacional e apostar na publicidade.

Porém, o que se seguiu contrariou todo o plano de negócios. Como a Santa Casa não via vendas, começou a recuar no investimento. No Instagram e no Facebook, as últimas publicações da Artentik remontam a Abril ou Maio de 2022. O próprio site da empresa entrou em remodelação e assim continua até hoje.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários