Morreu Bobi, o cão mais velho do mundo

Bobi morreu aos 31 anos. O cão português, o mais velho do mundo, tinha problemas de visão e mobilidade há algum tempo e passou os últimos dias internado.

Foto
Bobi morreu com 31 anos DR
Ouça este artigo
00:00
03:15

Bobi, o cão mais velho do mundo e de que há registo, morreu aos 31 anos, no sábado, 21 de Outubro. De acordo com o dono, Leonel Costa, o animal de companhia, que nasceu a 11 de Maio de 1992, passou os últimos dias internado por complicações de saúde, escreveu a responsável do estúdio de fotografia Le Terrier Studio, que publicou várias imagens do cão, que costumava fotografar.

Bobi vivia com o dono na aldeia de Conqueiros, em Leiria, e tornou-se conhecido em Fevereiro de 2023 quando recebeu o título do Guinness World Records e captou a atenção da imprensa nacional e internacional.

O cão tinha consultas regulares com, pelo menos, dois veterinários. Apesar da visão turva e de nem sempre ouvir quando o chamavam, Bobi respondia sempre ao cheiro da dourada grelhada ou do porco no espeto, mas nem tanto quando a ementa era bolonhesa. Bobi mantinha-se activo com caminhadas diárias na companhia do dono e uns quantos mimos de Maria Floriano, a mãe de Leonel, quando chegava a casa.

Apesar de terem sido feitos testes de laboratório, os segredos da longevidade do animal nunca chegaram a ser conhecidos. Ainda assim, Leonel e a mãe acreditam que a vida numa zona rural e com espaço para brincar e exercitar-se teve influência, assim como a alimentação sem temperos e livre de ingredientes ultraprocessados.

Em Maio deste ano, depois de o recorde ser oficializado, quando completou 31 anos, o cão teve pela primeira vez direito a uma festa de aniversário, que contou com cerca de 100 pessoas e alguns animais. Nesse dia, brincou com cães e crianças, pediu mimos aos convidados na esperança de conseguir provar o que estavam a comer e mostrou que ainda conseguia correr alguns metros. Como era dia de festa, também foi o primeiro a provar a dourada e o porco no espeto.

Foto
Bobi fez 31 anos em Maio DR
Foto
Festa de aniversário do Bobi DR

Corpo já dava sinais de cansaço

Apesar de, na grande maioria dos dias, Bobi parecer estar fisicamente bem, os sustos e visitas ao veterinário tornavam-se cada vez mais frequentes nos últimos tempos, principalmente quando o cão deixava de conseguir andar.

Segundo o dono, o coração de Bobi também já estava a ficar fraco, um problema que se agravava com a dificuldade de respirar e paralisia facial, que tinha desde 2018, ano em que sofreu o equivalente a um AVC. Apesar de estar ciente de que um dia ficaria sem o “melhor amigo”, Leonel preferia não pensar nisso e desfrutar de cada dia com o cão. “Para mim, ele é tudo”, comentou com o P3 na festa de aniversário.

A idade de Bobi já se notava no corpo, mas o cão continuava a comportar-se como se tivesse menos 20 anos. Leonel, de 38 anos, recordava os tempos em que o cão saía de casa de noite, e “como um adolescente”, só regressava na manhã seguinte para o acompanhar até à escola.

À medida que o via envelhecer, o dono recordava, com orgulho, o momento em que o encontrou no anexo da casa onde Gira, a cadela da família, tinha dado à luz, escondido entre os troncos da lenha. Leonel, na altura com oito anos, decidiu, com a ajuda da irmã, esconder o cão dos pais durante umas semanas, mas nunca pensou ficar com ele tantos anos. Antes de ver o amigo partir, Leonel queria que Bobi fosse pai e planeava avançar com a ideia recorrendo ao processo de inseminação artificial.

Bobi, "o cão tranquilo e doce", viveu 31 anos com uma família que o tratava como filho e neto e que tentou "dar-lhe o melhor" todos os dias.

Sugerir correcção
Ler 7 comentários