Na cidade do barro, a vanguarda conduz a tradição para um novo despertar

Em Barcelos, a resistência dos oleiros a novas formas de trabalhar o barro começa a esmorecer. Este sábado, a cidade recebe um evento que quer amplificar a relação entre a tradição e o contemporâneo.

Foto
Ceramista Daniel Alonso iniciou a sua actividade em 2021 para dar continuidade a uma tradição familiar
Ouça este artigo
00:00
08:57

O oleiro mais novo, Daniel, observa a técnica do pelouro executada com esmero pelo oleiro mais velho, João. Atentamente, ouve-lhe os ensinamentos. “Vês, Daniel, põe-se um maço grande de barro, aos poucos corta-se a quantidade necessária, e a partir daqui desenvolve-se a peça”. Da roda que alimenta a forma do barro sairão pequenas tampas para tapar frapês de barro. São apenas algumas dezenas de peças, mas a subsistência destes ceramistas de Barcelos reside aí: produzir pouco ao encontro de clientes que, cada vez mais, procuram qualidade em lugar da quantidade.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários