Força Aérea retirou 102 portugueses de Marrocos

Entre os portugueses retirados, estão o pai e a criança que ficaram feridos devido ao sismo. Os cidadãos chegaram a território nacional esta madrugada.

Foto
Marraquexe é uma das localidades mais atingidas pelo abalo Reuters/HANNAH MCKAY

A Força Aérea retirou de Marrocos 102 cidadãos portugueses que pediram ajuda para deixar o país africano, abalado por um forte sismo na sexta-feira à noite, informou este domingo o Governo.

Em comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros adianta que os 102 portugueses (incluindo o pai e a criança que ficaram feridos na sequência do terramoto) chegaram esta madrugada, no avião da Força Aérea Portuguesa que havia seguido na noite de sábado para a cidade de Marraquexe.

A operação de retirada, “apesar das vicissitudes no terreno, decorreu de forma ordeira e pacífica”, indica o ministério, realçando que continuará em “contacto com os portugueses que permanecem na região mais afectada” pelo sismo, que, segundo o último balanço oficial, causou 2012 mortos e 2059 feridos, dos quais 1404 em estado grave.

A diplomacia acrescenta que Portugal continua a aguardar que as autoridades de Marrocos “se manifestem para que seja operacionalizado o apoio já anunciado pelo Governo”, concretamente “o envio de equipas de busca e salvamento ou de medicina legal”.

O tremor de terra, cujo epicentro se registou na localidade de Ighil, 63 quilómetros a sudoeste da cidade de Marraquexe, foi sentido em Portugal e Espanha, tendo atingido uma magnitude de 7,0 na escala de Richter, segundo o Instituto Nacional de Geofísica de Marrocos.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) registou a magnitude do sismo em 6,8. O reino de Marrocos decretou três dias de luto nacional.

Sugerir correcção
Comentar