Já é possível prever o que acontecerá nos primeiros dez anos de vida de uma vinha
Pela primeira vez, é possível fazer previsões climáticas no período de um a dez anos. Sogrape foi a única empresa do sector vitivinícola a participar em projecto da Organização Meteorológica Mundial.
Até há um ano, era muito difícil, se não impossível, fazer previsões climáticas para o futuro próximo. Isso está a mudar, depois de a Organização Meteorológica Mundial (OMM), agência especializada das Nações Unidas, ter juntado cientistas e especialistas de diferentes sectores da economia para identificar necessidades e gerar essas previsões à distância de um a dez anos. A Sogrape foi a única empresa do sector vitivinícola – e mesmo do agro-alimentar – do mundo a participar no projecto do World Climate Research Programme (WCRP), que é financiado pela OMM e originou já a publicação de um artigo científico na revista Frontiers in Climate.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.