Para que servem as sondagens à boca das urnas no voto antecipado

Sondagens à boca das urnas no voto antecipado não podem ser divulgadas até à eleição, mas podem servir para a “análise do eleitorado”, testar equipamentos ou colher informação para “eleições futuras”.

Foto
Nas legislativas de Janeiro de 2022 as empresas de sondagens realizaram inquéritos à boca das urnas no voto antecipado Nuno Ferreira Santos
Ouça este artigo
00:00
04:49

Nas eleições legislativas de 30 de Janeiro de 2022 alguns institutos de sondagens inquiriram, à boca das urnas, os eleitores que votaram de forma antecipada. Não podendo divulgar os resultados dos inquéritos até ao fecho das urnas (no dia oficial da eleição), as empresas fazem estas sondagens para, entre outros fins, analisar o eleitorado ou recolher informação para “eleições futuras”. Políticos ouvidos pelo PÚBLICO dividem-se sobre a legitimidade destes inquéritos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar