Numa aldeia de Lamego ou no Centro Ismailita de Lisboa, estes voluntários da JMJ querem derrubar qualquer fronteira

Há vários meses — até anos — que muitos voluntários trabalham pelo país e fora dele para a realização desta Jornada Mundial da Juventude. O que os move? A comunidade, a curiosidade e, claro, a fé.

Foto
Ana João e Maciel Filipe "gerem" o convento onde voluntários estrangeiros de longa duração estão alojados MATILDE FIESCHI
Ouça este artigo
00:00
16:11

O primeiro pensamento que surgiu na cabeça de Maciel Filipe quando começou a “febre” da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) foi “não estar em Lisboa”. “Íamos para o Alentejo. Das multidões, eu fujo delas.” Mas no meio dessa ideia quase definitiva, surgiu um convite inesperado: e se, durante uns meses, fossem morar e “gerir” o espaço que acolheria os voluntários estrangeiros que vinham uns meses mais cedo para ajudar na preparação da JMJ?

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários